PARTIDO DOS TRABALHADORES – RO | RESUMO DA REUNIÃO DO DIRETÓRIO ESTADUAL
O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de Rondônia, maior instância deliberativa do Partido se reuniu neste sábado (02/12), na Câmara Municipal de Ji-Paraná.

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de Rondônia, maior instância deliberativa do Partido se reuniu neste sábado (02/12), na Câmara Municipal de Ji-Paraná. Para discutir os seguintes pontos de pauta; Análise de conjuntura sobre a política nacional e local Propiciar à Deputada Claudia de Jesus (PT), única parlamentar de esquerda no parlamento do Estado de Rondônia, fazer uma prestação de contas aos dirigentes partidários de seu primeiro ano de mandato; outra pauta a ser discutida no âmbito do partido foi o posicionamento do mesmo em relação à gestão do Governo Estadual e a implementação das políticas públicas do Governo Federal aqui no Estado de Rondônia, dentre outros temas levantados no encontro.
Tendo como pauta inicial uma análise de conjuntura sobre a política nacional e local. Professor Ricardo Gilson (UNIR) conduziu a análise e apresentou dados relevantes sobre a complexidade do Governo Lula garantir uma governabilidade neste terceiro mandato; Em continuidade a mesa de conjuntura a companheira Alessandra Lunas complementou com alguns elementos enfatizando os desafios enfrentados pelo governo de coalizão e as dificuldades em se garantir o orçamentos para as demandas da agricultura familiar em especial a demanda do INCRA, além dos desafios ora enfrentados no congresso nacional.
A Deputada Claudia de Jesus (PT) apresentou sua prestação de contas aos dirigentes do partido, relatou todas suas ações e seu enfrentamento cotidiano à extrema-direita dentro do Parlamento. Como única parlamentar de esquerda na Câmara de Deputados a perseguição é constante afirmou, Claudia de Jesus usou o espaço para expor os números de seu mandato, além reforçar a importância da união do partido neste momento;
Quanto a pauta em relação ao posicionamento Institucional do Partido (PT), assim como a orientação partidária em relação as ações e omissões do Governo Estadual, a partir de propositura sugerida pelo companheiro Israel Trindade, novo Presidente Eleito do Diretório Municipal de Porto Velho, ficou definido por meio de votação, a rejeição integral aos dois textos (resoluções propostas) que versavam sobre esta pauta. Decidindo a maioria que sobre este tema, as resoluções anteriores permaneceriam vigentes, não havendo necessidade de nova redação sobre o conteúdo neste momento.
Definiu-se também que para construção de uma nova Resolução que verse sobre a temática, se faz necessário a inclusão no debate dos Novos Dirigentes Municipais eleitos e empossados neste ano, além das correntes do partido e dos companheiros e companheiras detentores de mandato, foi indicado março de 2023 como uma possível data para retomada das discussões.
“Qualquer decisão tomada aqui no âmbito do PT-RO, tem o poder político de impactar as execuções das políticas públicas do Governo Federal em Rondônia. Governo Lula injetará bilhões no Estado e este dinheiro irá para obras de infraestrutura e políticas públicas que atendem o povo de Rondônia, temos de pensar nisso. No entanto, não podemos virar as costas para o mundo real, temos de aumentar o diálogo com os poderes constituídos do Estado e com todos os prefeitos, a fim de viabilizar a execução de políticas públicas e ações em benefício do povo trabalhador de Rondônia.
O Presidente do PT-RO Anselmo de Jesus destaca: “O mais importante é que o PT-RO está cada dia mais forte, muito trabalho e o mais gratificante, muita união com aqueles que querem ver o Partido grande novamente. Prometi trabalhar meu mandato para devolver o PT para as bases, de onde ele nunca devia ter saído! Hoje estou vendo que o trabalho está se consolidando”. Afirmou, Anselmo de Jesus.
Ji-Paraná – RO, 05 de dezembro de 2023.
ANSELMO DE JESUS
Presidente do PT-RO
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DO PT-RO


